quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Origem: http://www.nalini.com.br/lotus.html

A Flor de Lotus e Nalini

Desde 1997 algumas pessoas me escreveram pela internet para saber o significado do nome "Nalini". Eu só sabia que tinha algo relacionado a flor de lotus.
Foram acessos dos 4 continentes com navegantes curisos, amantes da flor, pessoas em busca de tatuagens de lótus, Nalinis em busca de outras Nalinis e casais grávidos em busca do significado do nome para suas filhas.
Não tenho parentes na India, mas meu nome veio de lá. Na verdade, do livro sobre Paramahansa Yogananda. Com ajuda de outras "Nalinis" e alguns indianos pelo mundo, conseguimos algumas palavras para explicar o significado do nome.
"Nalini" é um nome indiano que literalmente traduz a "flor de lotus" do sânscrito. A flor de lotus tem um significado especial no hinduismo pois simboliza a pureza e beleza, além de ser uma flor que brota das águas lamacentas. Tudo isso representa que a beleza pode emergir nas mais difíceis e obscuras circustâncias.
Pode-se encontrar também uma tradução de Nalini para "gayatri", que significa "Mãe dos Vedas". Os vedas representam as antigas escrituras hindu. Outra tradução ainda é "Mãe do Conhecimento". (Agradeço as informações e pesquisas dos indianos: Nalini Belaramani, Palanisamy Ramasamy e Sreenivas).
Nalini em hindi
A flor de Lótus é venerada na Índia e no Japão como símbolo da espiritualidade; a semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam. O conhecimento espiritual supremo é comparado ao florescimento do Lótus de mil pétalas no topo da cabeça, como é chamada a expansão do chakra coronário.

Nenhum comentário: